Ser chefe é fácil, o segredo do sucesso está em ser realmente LÍDER

Os líderes são pessoas notórias, capazes de influenciar pessoas a aderirem a suas causas e as motivarem a alcançar os objetivos propostos. Suas habilidades e competências são muito valorizadas por empresas de todos os segmentos do mercado.

Pessoas que possuem as competências de um líder são muito importantes para as organizações, uma vez que sua atuação junto aos colaboradores propicia diversos benefícios. 

A liderança para ser eficaz deve ser holística utilizando recursos humanos e materiais com foco nos melhores resultados.

 

SER CHEFE É FÁCIL, SER LÍDER É O DESAFIO.

É importante compreender a diferença entre chefe e líder. O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário, centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros.

Diferente do Líder, que conduz as pessoas e as inspira, motivando a sua equipe, mostrando a direção que deve seguir e, mais importante, vai junto.

Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários. Nesse sentido, o respeito tem muito mais a ver com eficiência do que com o temor. 

Uma das principais características de um líder é focar nos resultados a partir da melhor maneira para a equipe conseguir alcançá-los. Assim, com um pensamento mais aberto e dinâmico, ele não centraliza nada, antes, entende que tem uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER – Segundo José Roberto Marques, Coach.

1 – Superam expectativas. Líderes buscam sempre superar as expectativas e alcançar um degrau acima daquele que foi estabelecido como meta. Sua energia e seus conhecimentos fazem com que ele tenha disposição e expertise para atingir um desempenho acima da média.

2 – Dão exemplo. A capacidade de influenciar pessoas, somada à vitalidade para o trabalho, fazem do líder um exemplo perfeito para os colaboradores se espelharem. Por ter uma posição de prestígio, as pessoas o admiram e querem ser como ele.

3 – Realizam. O conhecimento das ferramentas que possui, bem como sua disposição e visão ampla de mundo, levam o líder a vislumbrar cenários futuros e agir preventivamente. Um líder sabe o que precisa ser feito e o faz, especialmente nos casos que exigem um imediatismo.

4 – Conhecem, dialogam e esclarecem. Estar próximo dos colaboradores, conhecê-los no âmbito pessoal e ter ciência de suas competências profissionais fazem parte da função do líder. Por meio da empatia, o líder dialoga e esclarece pontos que podem estar mal elucidados. Ele também deve transmitir os valores e a missão da empresa, e informar a todos sobre a importância que possuem para a organização. Essa interação favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.

5 – Dirigem os trabalhos. Ao conhecer as competências de cada um dos colaboradores que integram sua equipe, o líder consegue orquestrar seus liderados em direção aos objetivos da empresa. Assim, ele alinha os esforços de todos aos objetivos estratégicos da organização.

MESMO SE VOCÊ NÃO É CHEFE, PODE SER LÍDER AONDE ESTIVER.

Um líder não é alguém apenas detentor de um cargo. Essa pessoa pode liderar um processo, um projeto, um trabalho escolar, um time de futebol, uma apresentação, uma banda, enfim, líder é o que lidera e não chefia, independentemente se tem cargo ou não. Ele assume a responsabilidade que lhe foi dada e se vê como exemplo a ser dado para seus liderados. Pense nisso, você é um líder?

 

Por Junior Lopes, diretor voluntário da ABRH-PA.

© ABRH-PA

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Desenvolvido por Levant Multimídia e Tecnologia